As películas automotivas têm se tornado itens indispensáveis para os proprietários de veículos, que buscam, entre outras soluções, equilibrar a temperatura no interior do veículo e se proteger contra a exposição de raios ultravioleta.
Com toda essa procura, o mercado do películas inova constantemente e, nos últimos tempos, um tipo de Insulfilm acabou ganhando destaque: o fotocromático.
Mas esse tipo específico de película (e todas as suas promessas) realmente existe? Qual é a melhor solução para instalar insulfilm que não interfira na visibilidade do condutor? Confira aqui!
Película automotiva fotocromática: mito ou verdade?
Quem procura pelo insulfilm fotocromático geralmente tem um grande interesse em comum: instalar uma película que proporcione uma excelente visibilidade e que, ao mesmo tempo, consiga bloquear a entrada de raios ultravioleta, sabidamente prejudiciais para a saúde.
No entanto, essa é mais uma das promessas que, às vezes, são feitas por marcas que querem se sobressair, sem necessariamente oferecer uma solução nova ou, até mesmo, confiável para o consumidor.
Se você está à procura do insulfilm fotocromático, temos uma má notícia: esse insulfilm NÃO existe.
Mas, não se preocupe. A película platinum 5 (ou insulfilm platinum 5) é a que cumpre todas as promessas da fotocromática.
Ou seja, quem vai até uma loja especializada em películas à procura da fotocromática deveria buscar, na verdade, pela platinum 5.
Siga a leitura e descubra o que é e como funciona essa película!
Insulfilm Platinum 5: como funciona?
A platinum 5 consegue bloquear em até 99% a entrada de raios ultravioleta no veículo, agindo, também, no controle da entrada de calor.
Com isso, a temperatura no ambiente tende a estar mais equilibrada, diminuindo os riscos tanto para as pessoas (condutor e passageiros) quanto para estofados, volante e painéis.
O platinum 5, além de todas as atribuições, ganhe destaque por não interferir na visibilidade do condutor.
Mesmo após a sua instalação nos vidros do veículo, não há nenhuma perda visual, nem mesmo em lugares mais escuros ou à noite.
É preciso destacar, também que o insulfilm platinum 5 conta com alta transparência, obedecendo, portanto, às exigências impostas pelas normas de trânsito brasileiras quanto à instalação de películas nos vidros de veículos.
Você sabe quais são esses requisitos?
Quais são as normas para o uso de películas automotivas?
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamenta a instalação e o uso de películas nos vidros dos veículos, estabelecendo quais são os níveis mínimos de transparência que devem ser obedecidos, dependendo do vidro onde serão aplicadas.
Segundo a Resolução 254/2007, do CONTRAN, é preciso que os insulfilm obedeçam aos seguintes parâmetros:
– mínimo de 75% de transparência para aplicação nos vidros incolores dos para-brisas;
– mínimo de 70% de transparência para os para-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo;
– mínimo de 28% de transparência para os demais vidros que não interferem na dirigibilidade do veículo;
– sem mínimo de transparência para os vidros do teto.
Películas espelhadas, portanto, não estão permitidas no Brasil.
Quais são as consequências para quem trafegar usando películas que não obedecem ao CONTRAN?
O que primeiro deve-se apontar é que desobedecer às normas do CONTRAN sobre o uso de películas automotivas é uma infração de trânsito.
Logo, o condutor que cometer essa infração estará sujeito às penalidades cabíveis, caso instale películas com graus de transparência inadequados.
De acordo com o art. 230, inciso XVI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, é uma infração grave, cuja penalidade é a multa (no valor de R$ 195,23).
Nesses casos, o condutor também terá 5 pontos computados em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É preciso destacar que o veículo flagrado com películas que não estão de acordo com as normas vigentes poderá ser retido até que sejam feitas as regularizações necessárias.
E os benefícios das películas, quais são?
Não é à toa que os proprietários de veículos já consideram as películas para vidros como essenciais em seus cotidianos, afinal, são muitos os benefícios dos insulfilm. Entre eles, podemos destacar:
– equilibrar a temperatura interna, ao bloquear a entrada de calor;
– reduzir, em até 99%, a entrada de raios ultravioleta;
– proteger estofados, painéis, volantes e outras peças dos veículos, que podem ser danificadas se expostas à luz solar;
– aumentar a resistência dos vidros e, consequentemente, se prevenir contra estilhaços em casos de batidas ou outros tipos de acidentes;
Para usufruir de todas essas vantagens, é de suma importância optar por películas que tenham um selo de qualidade e que realmente cumpram todos esses papeis.
Como já vimos anteriormente, também é preciso estarmos cientes das normas de trânsito e garantir que os limites mínimos de transparência para cada vidro sejam respeitados.