Se tem uma coisa que a maioria das pessoas gosta é de um belo dia de sol. Daqueles em que você olha para cima e não vê uma nuvem sequer em um céu tão azul cintilante que brilha em nossos olhos.
Dias em que tomar banho de mangueira é sinônimo de diversão, felicidade e refrescância.
Dias assim são ideais para uma boa prática esportiva pela manhã. Dia para levar a família ao parque, e enquanto seus filhos brincam você descansa uns quinze minutinhos debaixo do sol. De quebra recebe de presente da natureza, a vitamina D ― essencial para os ossos e aumento da imunidade.
Na volta pra casa a parada na sorveteria com a molecada é lei! Pois é, parece a descrição de um dia perfeito. Mas?
Móveis danificados
Quando você volta pra casa e se esparrama naquele seu sofá predileto percebe uma coisa diferente. “Ué, parece que ele está mais claro? Estranho!”, você pensa.
Então você verifica e detecta que o tecido do estofado está danificado e acaba rasgando em suas mãos. O que será que aconteceu? Então você percebe que seu sofá está posicionado bem de frente com a janela de vidro da casa.
Para piorar, você percebe que não é só o sofá o prejudicado, o painel de madeira está envergado e os tapetes e almofadas com manchas. Aquele mesmo Sol que te fez ter um dia tão feliz agora é o causador do estrago em toda sua sala.
Dramas assim podem acontecer em residências em que a luz solar é bastante presente. E com a correria do dia a dia você pode nem perceber que seus móveis estão ficando praticamente o dia todo expostos ao sol.
Este assunto tem chamado cada vez mais atenção, inclusive da mídia que sempre elabora reportagens abordando o problema. Essa matéria do “Portal Terra” alerta como a luz solar pode danificar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, itens de madeira e até o piso.
A solução
Calma! Não precisa ficar em pânico e sair tapando as entradas da luz solar para a coisa não piorar. Há várias maneiras que você pode aplicar quando essa situação acontecer.
Uma ótima opção é a colocação de uma boa película protetora nos seus vidros. Além de você e seus móveis estarem protegidos, a colocação de uma película protetora vai agregar valor e estética ao seu imóvel.
Como fazer
Para que a colocação de uma película protetora seja eficaz e você não gaste dinheiro à toa, a escolha de uma marca renomada no mercado é fundamental.
Não coloque o preço do produto como principal forma de selecionar a película. Lembre-se do famoso ditado: “O barato pode sair caro”. Então é melhor não correr riscos e investir no certo e não no duvidoso.
No tocante à capacidade funcional das películas protetoras, O produto evita a passagem de 99% dos raios ultravioleta e são Certificadas pelo Skin Cancer Foundation como uma excelente ferramenta para evitar o câncer de pele. Esse detalhe é muito importante não só para conservação dos seus móveis mas também para sua saúde.
A super exposição à luz solar causa várias doenças como urticárias, lupus, vitiligo e até câncer de pele que segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer, é o que mais atinge a população brasileira.
Controle da temperatura
A alta temperatura do ambiente, além de tornar o local desagradável de se ficar, pode super aquecer eletroeletrônicos de alto valor, como televisores, aparelhos de som e computadores.
Em casos mais graves pode causar um curto circuito e provocar um incêndio. Com a colocação de uma película protetora a possibilidade destas coisas acontecerem é praticamente zero.
Uma película da Suntek, por exemplo, reduz em até 99,9% os raios UV e melhora muito o conforto térmico no ambiente.