As estações mais quentes do ano – primavera e verão – estão chegando e a previsão é a de que as temperaturas atinjam níveis ainda mais altos do que no ano passado.
Quem utilizou ar-condicionado nos últimos anos já sabe o quanto esses dispositivos pesam no bolso na hora de pagar pela energia elétrica, não é verdade? E o pior é que, além de significar um gasto extra significativo, o ar-condicionado não atua em um dos principais problemas: o aumento da radiação ultravioleta no interior de ambientes.
A solução para um ambiente protegido contra a exposição ultravioleta e, ao mesmo tempo, equilibrado termicamente, está na instalação das películas de alta performance, também conhecidas como películas solares devido ao intenso controle que exercem sobre a entrada de raios UV.
Neste artigo, você pode se informar melhor sobre o que são essas películas, quais são os tipos principais e por que instalar em sua casa, local comercial e/ou automóvel! Siga a leitura e prepare-se para o verão!
Como as películas de alta performance conseguem controlar a entrada de raios UV e de calor?
Quando pensamos em películas para vidros, podemos dividi-las em dois grandes grupos: as de alta performance e as tintadas.
As tintadas são aquelas de menor preço no mercado, mas, como o nome já diz, são fabricadas apenas com tinta e algum tipo de cola. Portanto, não agem para controlar a entrada de raios UV, nem de calor, exercendo apenas a função de bloquear a entrada de luz visível.
Tanto por esse aspecto quanto por ter uma vida útil muito curta, são as menos indicadas. Na verdade, profissionais que se dedicam a películas de qualidade nem sequer oferecerão esse modelo em seu catálogo.
As películas de alta performance, por sua vez, são desenvolvidas a partir de uma tecnologia minuciosa, que impulsiona significativamente os impactos positivos que oferecem ao consumidor. Por exemplo: as películas de alta performance contam com controle da entrada de raios UV, sendo capazes de bloquear essa entrada em até 99%. Por funcionarem como isolantes térmicos, atuam para equilibrar a temperatura no interior do ambiente, diminuindo a necessidade do uso de ar-condicionado.
Mas o que está por trás dessa tecnologia de alta performance? Além do cuidado e preciosismo na sua aplicação, são as técnicas de fabricação e os materiais utilizados que permitem a excelência dessas películas. Assim sendo, vale a pena saber que as técnicas mais comuns na produção de películas de controle solar são:
– metalização a vapor
– metalização a vácuo
– pigmentação em profundidade
– laminação
– aplicação de absorventes de infravermelho e ultravioleta
São esses procedimentos e técnicas que fazem com que seja possível o controle da entrada de calor, de luz e de raios UV. O bloqueio de raios UV é de até 99%, enquanto o de calor, dependendo do tipo de película escolhido, pode ser até de 75%. Ou seja, um impacto positivo enorme, especialmente nas estações mais quentes do ano!
E a entrada de luz natural? Controlar a entrada de raios UV e de calor não significa ter um ambiente escuro. O impacto na luz visível desse ambiente depende da película que você escolher, segundo suas intenções ao aplicá-la nos vidros do seu ambiente. Como veremos a seguir, é possível ter um ambiente fresco e sem raios UV utilizando películas transparentes, que em nada prejudicam a entrada de luz.
Quais são os principais tipos de películas de controle solar ideais para o verão?
– Películas fumês: são várias as linhas de películas que garantem o efeito fumê, bastante desejado por alguns clientes. Essas películas são ideais para quem quer um ambiente mais escuro, com mais privacidade e protegido da entrada de raios UV. Em locais com excesso de iluminação, têm um impacto muito positivo.
– Películas espelhadas ou espectro-seletivas: se o seu desejo é continuar com um espaço luminoso, mas muito mais fresco termicamente, as linhas de películas desse tipo são bastante indicadas. As películas espelhadas ou refletivas não impactam a entrada de luz natural, mas bloqueiam em até 99% a entrada de raios UV e em até 75% a entrada de calor. Por funcionarem como espelhos na parte externa, também garantem a privacidade no interior do ambiente.
– Películas de nano cerâmica: são totalmente transparentes e altamente funcionais. A técnica de nanotecnologia utilizada em sua fabricação garante uma performance excelente, sem influenciar em nada a estética dos vidros. É isso mesmo: são imperceptíveis, mas conseguem bloquear a entrada de raios UV e de calor.
Nas empresas especializadas em películas de alta performance, como a Suntek, o catálogo de películas é muito diverso, com tonalidades e espessuras diferentes. Conheça outros tipos de películas e prepare a sua casa, escritório ou automóvel para as estações mais quentes do ano!